domingo, 24 de março de 2019

Web Rádios, o Tempo e o Espaço.

Já pensou o que as pessoas estão ouvindo agora em Shangai? e no Azerbaijão? e na Sibéria? e no Acre? pois é, dá para perder um tempo brincando com isso.


Essa curiosidade é o que levou a criação do Radio.Garden. O conceito é bem simples: conseguir ouvir rádios de qualquer lugar do mundo. Ao mesmo tempo bem complicado, se você levar em conta a quantidade rádio online que eles tem catalogados, cada uma associada ao lugar de onde a rádio é tocada.

Pegue a mesma pergunta, e mas mude o foco do espaço para o tempo e você tem o Radiooooo. Com ele você escolhe um país e uma década, e consegue ouvir músicas populares na região e período escolhidos.



Dá pra gastar muito tempo viajando pelas diversas "tops das paradas" de décadas e países diferentes. Dá inclusive pra fazer um "jukebox" que reúne décadas de músicas. Fiz uma com cem anos de música brasileira, dos anos 00 aos 00 (1900-2000).


Com frequência tenho a sensação de que a internet é uma janela pro inferno, principalmente a sessão de comentários do Youtube e a treta constante nas redes sociais. Esse tipo de projeto me faz lembrar que como qualquer outra ferramenta, o que realmente define o caráter de uma coisa é forma como nós usamos ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário