domingo, 24 de março de 2019

Web Rádios, o Tempo e o Espaço.

Já pensou o que as pessoas estão ouvindo agora em Shangai? e no Azerbaijão? e na Sibéria? e no Acre? pois é, dá para perder um tempo brincando com isso.


Essa curiosidade é o que levou a criação do Radio.Garden. O conceito é bem simples: conseguir ouvir rádios de qualquer lugar do mundo. Ao mesmo tempo bem complicado, se você levar em conta a quantidade rádio online que eles tem catalogados, cada uma associada ao lugar de onde a rádio é tocada.

Pegue a mesma pergunta, e mas mude o foco do espaço para o tempo e você tem o Radiooooo. Com ele você escolhe um país e uma década, e consegue ouvir músicas populares na região e período escolhidos.



Dá pra gastar muito tempo viajando pelas diversas "tops das paradas" de décadas e países diferentes. Dá inclusive pra fazer um "jukebox" que reúne décadas de músicas. Fiz uma com cem anos de música brasileira, dos anos 00 aos 00 (1900-2000).


Com frequência tenho a sensação de que a internet é uma janela pro inferno, principalmente a sessão de comentários do Youtube e a treta constante nas redes sociais. Esse tipo de projeto me faz lembrar que como qualquer outra ferramenta, o que realmente define o caráter de uma coisa é forma como nós usamos ela.

terça-feira, 5 de março de 2019

A História de Roma em 20 minutos.

 
[Nota: o vídeo não tem legenda em português]


Chega a ser assustador como a história da Roma antiga soa familiar. O que não surpreende no lado da organização política, que o mundo ocidental inteiro herdou (ou copiou) dos romanos com pequenos ajustes aqui e ali. Por outro lado até os problemas da população eram, em um certo nível, os mesmos de hoje.

Questões como imigração, corrupção, facções políticas e a luta por poder, mobilidade e habitação urbana, mobilidade social, reforma agrária, políticas de impostos, perseguição religiosa, imperialismo, hegemonia cultural. Nem mesmo as extravagancias e gastanças dos poderosos nos soam como algo estranho. São as mesmas questões com as quais nos deparamos hoje.

Não substitui a leitura de um clássico como A História do Declínio do Império Romano, mas são vinte minutos bem proveitosos entre vídeos de gatinhos e esquetes do Porta dos Fundos.





Do mesmo canal, há também uma história curta da Grécia Antiga.



Note: Wassup dawg, the video is in English, the only subtitles available are the ones automatically generated by google speech recognition platform, so they're not exactly 100% reliable, even less after you put them through machine translation. You probably can still get the gist of the video though. But, if you could read this, I suggest you watch it in English, because you'll be learning/remembering History while brushing up on your mad language skillz.
Back to top.