quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Brasil 500 Anos de História

Entre os anos 1999 e 2000, junto com as comemorações dos quinhentos anos de "descobrimento" do Brasil, a Rádio Senado publicou uma série de programas sobre a história do país.

A série começa com a formação de Portugal, fala um pouco das monarquias portuguesa e espanhola, das grandes expedições de navegação, da chegada dos colonizadores nas Américas e vai tecendo uma narrativa de lá de 1500 até o início da velha república.

Quando baixei do site da Rádio Senado era necessário fazer o download individual dos 42 episódios. Pouco antes de publicar esse post voltei ao site e não consegui encontrar a página com o programa. O que é uma pena, pois é uma boa revisão de História do Brasil.

Alguém teve colocou a série no Youtube, em três partes.

Acho mais prático ter os arquivos no celular, disponíveis a qualquer momento.

Aqui estão os programas, divididos em quatro partes: https://mega.nz/#F!h9BCzb5L!pK-AfBnoBZFSiAYK-9ruZQ

Ainda falando de História do Brasil, um filme que retrata um Brasil com o qual não temos mais contato é Desmundo. Indicação do meu professor de Estudos Literários I da Licenciatura de Letras.

O filme está disponível no Youtube. Curiosamente legendado, porque os diálogos são todos em português arcaico. O filme tem muitas cenas e situações pesadas, então esteja avisado.



Claro que nada substitui ler um livro sobre o assunto. Ou mais de um, para comparar as versões.

Os dois livros de História no topo da minha fila de leituras são:

História do Brasil, de Boris Fausto. Recomendado por varias fontes como ponto de partida para o tema, e ganhador do 58º Prêmio Jabuti na categoria livro didático.

Panorama Histórico de Linhares, de Maria Lucia Grossi Zunti. Que trata de preservar e resgatar um pouco da História do município onde nasci.