sábado, 4 de abril de 2015

Documentários do Projeto Vênus



O Projeto Vênus é uma organização que se dedicar a criar tecnologias e estudar ideias que possam modificar a forma como a sociedade atual funciona. Muitos consideram descreditam as ideias de Jaques Fresco (fundado do projeto) como pura utopia. Mas mesmo aos noventa anos de idade há uma lucidez nas palavras e ideias dele que, pessoalmente, gostaria de ver no comportamento de nossos líderes. Mas não há surpresa que tentem descreditar as tais ideias quando todo sistema dominante tem como uma das prioridades máximas a perpetuação de si mesmo.
Grande parte das ideias dos documentários Zeitgeist e Culture in Decline vêm do Projeto Vênus.


Paradise or Oblivion 

Esse documentário de 2012, escrito pelo próprio Jaques Fresco, fala da forma como a forma atual de gerir o planeta não é sustentável, e sobre como estamos caminhando para exaurir os recursos do planeta em troca de dinheiro. Que em si é um conceito imaginário. O documentário apresenta a visão do Projeto Vênus para a uma sociedade mais voltada ao desenvolvimento dos potenciais humanos e um sistema de governo baseado na gerência dos recursos naturais.


The Choice is Ours

Fundando por uma campanha no Kickstarter que arrecadou 76 mil dólares — bateram a meta inicial de 22 mil em três dias  The Choice is Ours trata dos mesmos temas do documentário anterior, e expande o olhar sobre o significado do sistema de Economia Baseada em Recursos, do uso da tecnologia para resolver os problemas comuns no mundo e o fim da escassez.
Duas partes do documentário já estão disponíveis, e previsão é de que a terceira seja terminada esse ano ainda.

Paradise or Oblivion (legendado), site oficial.
The Choice is Ours partes I & II (legendado), site oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário