Nem vou me dar ao trabalho de elaborar muito não porque, né, ain't nobody got time for that. Mas, devido a um post de Facebook sobre um molequinho que já faturou 11 milhões de doletas fazendo unboxing de brinquedos, lembrei desses dois documentários nacionais sobre como a propaganda nos afeta, e como os hábitos ruins criados na infância podem deixar marcas para o resto da vida. Os documentários e mais umas coisinhas do salto.
Propaganda é a arma do negócio
No nosso peito bate um alvo muito fácil
Mira a laser, miragem de consumo
Latas e litros de paz teleguiada
"Criança, a alma do negócio" (2008) aborta o tema da publicidade voltada para crianças e como ela incentiva o consumismo, promove a sexualização infantil, e a um comportamento anormal para crianças, tudo em nome do lucro.
"Muito além do peso" (2012) trata de outro problema gerado pelo foco da propaganda na criança: maus hábitos alimentares. Esse documentário mostra como crianças, ainda mais influenciáveis que o adulto médio, tem seus hábitos alimentares moldados pelos comerciais de TV. Esses que, entre outras coisas, usam a linguagem do desenho animado e dos apresentadores de programas infantis para convencer a criança que alimentos de baixíssimo valor nutricional são preferíveis a alimentos menos industrializados e mais saudáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário