sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Podcasts!

Esse post vai ser sobre alguns dos podcasts que ouço.

E para repetir o que disse um sem número de vezes às pessoas com quem trabalhei enquanto dava aula de inglês: para aprender bem um idioma você tem que ter contato com ele. Lendo, ouvindo, falando, escrevendo. É preciso ter o pacote todo.

Esses podcasts não são para inciantes, inclusive são feitos para nativos no idioma. Definitivamente não são recomendados para quem está abaixo do nível B2. (você pode testar seu nível com um teste gratúito EF)

99% Invisible: começou como um programa sobre design e arquitetura que o criador do programa (Roman Mars) fazia em casa, por puro hobby. Tratam de muitos outros temas além desses. Aliás essa é uma característica de todos os podcasts aqui, apesar de possuírem um "tema" principal ligando os assuntos, tratam de qualquer coisa que possa ser transformada em uma história interessante.


Radiolab: comandado por dois veteranos em programas de rádio, esse podcast explora o mundo da ciência e pesquisa ao mesmo tempo que o traduz para um linguagem acessível a qualquer pessoa.


This American Life: apesar do nome o TAL não trata só coisas interessantes para quem mora nos Estados Unidos. Inclusive eles tem um podcast "irmão" em Israel. Cada episódio trata de histórias pessoais, as vezes contos, as vezes entrevistas, as vezes fatos históricos. Qualquer história que valha pena ser contada.

The Memory Palace: cada episódio mostra um retrato de um mundo que não existe mais, começando de um retrato, um recorte de jornal ou uma memória de família Nate Dimeo nos leva à um passado (quase que esquecido) de pessoas e acontecimentos comuns. Ou não tão comuns assim.


Lore: com o subtítulo "Somestime the truth is more firghtening than fiction", pode-se esperar muitos assuntos e histórias macrabas desse podcast. Muito indicado para quem gosta de histórias de terror, e coisas com a cara de Edgar Allan Poe ou Lovecraft.














Fazem alguns anos que sigo essa dieta de informação, e sigo procurando outros podcasts que tenham o mesmo nível de qualidade e cuidado com as histórias e a produção dos episódios. Infelizmente não conheço nenhum em português que se aproxime. O único que encontrei foi o Radio Ambulante, que é produzido em espanhol e faz algo parecido com o que o This American Life faz, mas voltado para  América Latina.

É isso. Se alguém aí conhecer podcasts em português com esse nível de qualidade, por favor me avisem. Todos os podcasts brasileiros que ouvi até hoje soam como um grupo de amigos discutindo algo em um boteco com gravador do celular ligado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário